
Início da infecção na parte aérea
DICAS AGROECOLÓGICAS
O QUE É SECA-DA-MANGUEIRA?
É a principal doença da cultura e foi constatada pela 1ª vez no Recife, em 1946 (Ribeiro, 1980). Por isso, recebe o nome de Mal-do-recife.
O QUE CAUSA A DOENÇA?
A doença é causada por um fungo de solo (Ceratocystis fimbriata) que provoca a destruição dos tecidos da mangueira (Mangifera indica) e, como consequência, a morte da planta.
QUAIS OS SINTOMAS?
Os sintomas são:
1. A seca total ou parcial da copa da árvore;
2. Os galhos, troncos ou raízes, quando infectados, apresentam os tecidos sob a casca com coloração escura, contrastando com a coloração branca amarelada dos tecidos sadios;
3. Sob a casca, em alguns pontos, formam-se bolsas de seiva devido à desintegração do sistema vascular da planta;
COMO OCORRE A INFECÇÃO?
A infecção ocorre de três formas:
1ª Pelo contato das raízes das plantas com o solo infectado;
2ª Pela ação da broca da mangueira (Hypocryphalus mangiferae) nos ramos da planta. Perfurando o tronco e levando o fungo para dentro dele.
3ª Pelo contato com ferramentas infectadas.
COMO EVITAR A DOENÇA?
A disseminação do fungo ou do inseto-vetor de uma região para outra pode ser por meio de mudas. Portanto, em regiões onde a doença ainda não ocorre, deve-se tomar o máximo de cuidado ao adquirir mudas de regiões onde a doença está presente (Siqueira et al., 1999).
COMO AGIR QUANDO DETECTAR A DOENÇA NA PLANTA?
Cortar os ramos infectados imediatamente até não encontrar as manchas características que a doença deixa nos tecidos da planta e, em seguida, queimá-los.