Início da infecção na parte aérea

DICAS AGROECOLÓGICAS

O QUE É SECA-DA-MANGUEIRA?

É a principal doença da cultura e foi constatada pela 1ª vez no Recife, em 1946 (Ribeiro, 1980). Por isso, recebe o nome de Mal-do-recife.


O QUE CAUSA A DOENÇA?

A doença é causada por um fungo de solo (Ceratocystis fimbriata) que provoca a destruição dos tecidos da mangueira (Mangifera indica) e, como consequência, a morte da planta.


QUAIS OS SINTOMAS?

Os sintomas são:

1. A seca total ou parcial da copa da árvore;

2. Os galhos, troncos ou raízes, quando infectados, apresentam os tecidos sob a casca com coloração escura, contrastando com a coloração branca amarelada dos tecidos sadios;

3. Sob a casca, em alguns pontos, formam-se bolsas de seiva devido à desintegração do sistema vascular da planta;


COMO OCORRE A INFECÇÃO?

A infecção ocorre de três formas:

1ª Pelo contato das raízes das plantas com o solo infectado;
2ª Pela ação da broca da mangueira (Hypocryphalus mangiferae) nos ramos da planta. Perfurando o tronco e levando o fungo para dentro dele.
3ª Pelo contato com ferramentas infectadas.


COMO EVITAR A DOENÇA?

A disseminação do fungo ou do inseto-vetor de uma região para outra pode ser por meio de mudas. Portanto, em regiões onde a doença ainda não ocorre, deve-se tomar o máximo de cuidado ao adquirir mudas de regiões onde a doença está presente (Siqueira et al., 1999).


COMO AGIR QUANDO DETECTAR A DOENÇA NA PLANTA?

Cortar os ramos infectados imediatamente até não encontrar as manchas características que a doença deixa nos tecidos da planta e, em seguida, queimá-los.

Outras Notícias

EM SINTONIA COM A NATUREZA

No programa de sexta-feira (20), Francisco Campello falará sobre a importância de defender a biodiversidade da Caatin...

NAC NOTÍCIA

Não percam! É hoje!