UVAIA

PLANTAS NATIVAS DO BRASIL

Nome científico: Eugenia pyriformis Cambess
Nome popular: uvaia, uvalha, ubaia, uvaia-do-cerrado.
Família botânica: Myrtaceae


DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA E HABITAT

Encontrada no Brasil, na Argentina, no Paraguai e no Uruguai. No Brasil, ocorre na Floresta Estacional Decidual, Floresta Estacional Semidecidual, Floresta Ombrófila Mista, no Cerrado e na Mata Ciliar.


CARACTERÍSTICAS GERAIS DAS UVAIAS

E. pyriformis é a espécie mais comum de uvaia, embora existam outras espécies. Das frutas nativas dessa família, é uma das mais reputadas e conhecidas, embora pouco cultivada. Recente publicação da Sociedade Brasileira de Fruticultura dá informações sobre essa fruta (SARTORI E OUTROS, 2010). Esses autores citam a existência de vários tipos e variedades de uvaia.


A FRUTA

No geral, é de tamanho pequeno, com peso médio entre 20 e 25 g, casca lisa e fina, amarela a alaranjada, contendo uma a três sementes por fruto. O rendimento de polpa é bom, com até 80% do peso do fruto, e as cascas são comestíveis também. Como o fruto é mole, é fácil separar a polpa e a casca das sementes.


CLIMA E SOLO

Pode ser encontrada em temperaturas entre 9,4 a 26,4 °C, com chuvas uniformemente distribuídas na Região Sul e periódicas, nas demais regiões. O regime de precipitação pluvial média anual pode ocorrer desde 1.100 mm no Estado de São Paulo, a 2.300 mm no Paraná. Suporta geada. Requer solos de alta fertilidade, bem drenados, úmidos, com textura areno-argilosa. Pode ocorrer em solos graníticos até eruptivos, sedimentares e aluvionais.


PROPAGAÇÃO

Para obter as sementes, é preciso despolpar a fruta manualmente em água corrente. Porcentagem de germinação: superior a 40%. Emergência: entre 10 e 40 dias. Tempo para a produção das mudas: 7 a 8 meses. Sementes/kg: 1.170 unidades.


USOS DA UVAIA

O fruto é muito perecível, devendo ser colhido com cuidado e transportado em caixas, em pequenas camadas, para utilização imediata, ou congelamento. Os usos mais comuns são para suco, geleia, doces, licores, sorvetes e outros produtos.
A polpa do fruto pode ser conservada a -18oC, em sacos plásticos, em câmaras frias ou freezer comum, podendo ser utilizada para se fazer os produtos usuais.
O uso medicinal da uvaia ainda não é conhecido.
Como não há produção comercial importante, mas apenas de plantas esparsas em pequenos pomares, a uvaia não aparece regularmente nos mercados, apesar de ser bem reputada nas regiões onde há produção, principalmente para se fazer sorvetes.


CURIOSIDADES

É polinizada principalmente por abelhas. A dispersão é por gravidade ou zoocórica, realizada por aves e mamíferos. A denominação do gênero Eugenia é dedicada a Francisco Eugenio de Saboya – Carignan, chamado “príncipe de Saboya, generalíssimo imperial de notável talento militar e protetor das artes”; o epíteto pyriformis significa fruto em forma de pera. O nome popular uvaia deriva do tupi iwa, ubaia ou ybá-ai, e quer dizer fruto azedo.


Fonte: https://www.todafruta.com.br/uvaia/

Fotos

Outras Notícias

EM SINTONIA COM A NATUREZA

No Programa de hoje, a professora Sônia Lucena, Nutricionista e membro da ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Co...

EM SINTONIA COM A NATUREZA

No Programa de hoje, o professor Jorge Tavares, Engenheiro Agrônomo e doutor em Agroecologia, fala sobre a importânci...