foto: www.icmbio.gov.br/

Lançamento do Guia de Aves da Estação Ecológica de Carijós

Encontra-se disponível no site do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade o Guia de Aves da Estação Ecológica de Carijós. A versão impressa será lançada no dia 20 de julho, no aniversário de 29 anos da Unidade de Conservação gerida pelo ICMBio, em Florianópolis, Santa Catarina.
O Guia reúne fotografias e informações científicas de todas as 227 espécies já registradas na Unidade de Conservação. As aves são organizadas por família, com nomenclatura popular e científica, seguindo normas do Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos. As fichas apresentam também o grau de ameaça da espécie, conforme as listas da fauna brasileira e da fauna de Santa Catarina em risco de extinção.
Segundo os organizadores, o Guia tem objetivo de contribuir para a divulgação científica e a educação ambiental, além de ser uma ferramenta para a pesquisa e contemplação da fauna da Estação Ecológica de Carijós.
O trabalho foi desenvolvido por diversos profissionais desde a criação da Unidade de Conservação em 1987, visando proteger os remanescentes de manguezal e restingas do noroeste da ilha de Santa Catarina e tem nas aves seu principal objeto de estudo e monitoramento da fauna. Além dos servidores da estação ecológica e de pesquisadores e especialistas que atuam ou atuaram na unidade, o Guia contou com a colaboração de 32 fotógrafos profissionais e amadores que cederam gratuitamente as suas fotos.

Outras Notícias

Rádio Web Entrevista

A Rádio Web Agroecologia recebeu Helder Ribeiro Freitas para falar um pouco sobre hortas urbanas. Helder é professor ...

Música Instrumental

Paulinho Nogueira - Samba em prelúdio