QUE BICHO É ESSE?

Esta semana, o Zootecnista André Pimentel fala sobre os cuidados pós período de chuvas.
O Programa vai ao ar todos os dias às 7h, com reprise às 19h, na Rádio Web Agroecologia.


CUIDADOS PÓS PERÍODO DAS CHUVAS

Ao terminar o período das chuvas, as abelhas começam a procurar os alimentos necessários para aumentar o enxame. Com o aumento do fotoperíodo, as plantas aumentam a quantidade de flores, de modo que se organizam para a reprodução. Com a o aumento da oferta de flores, as abelhas começam a aumentar a quantidade de indivíduos e com isso se preparam para a multiplicação dos enxames. As Trigonas, logo começam a produzir realeiras, que se não forem logo divididos os enxames, essas abelhas irão enxamear. As Meliponas aumentam o tamanho dos discos e conforme mencionado em estudos, 25% nascem princesas.
É preciso conhecer as plantas da região aonde estão alojadas as abelhas, a falta de alimentos retarda o aparecimento de zangões, e pode provocar o insucesso nas divisões das abelhas. Assim, se caso não haver alimento em abundância, os enxames tendem a crescer, mas serão desnutridos. Será necessário a oferta de suplemento proteico principalmente neste período, este problema pode aparecer em meliponarios urbanos.
Os bebedouros que foram utilizados no período chuvoso, deverão ser recolhidos caso não haja nenhum problema. Devem ser limpos e armazenados para a próxima estação chuvosa.
Neste período deve ser preparado as caixas-iscas para a captura de enxames. O uso de atrativo deve ser utilizado. O atrativo é composto por álcool e material desenvolvido pelas abelhas (cera, cerume, própolis...). Este material deve ser colocado dentro de caixas ou garrafas PET e colocado em locais, no qual deve ter histórico de presença de abelhas. Estes atrativos têm mais facilidade de captura de abelhas Trigonas.
É recomendável neste período participar de cursos, oficinas e palestras de modo que aumentar o conhecimento, melhora a eficiência dos meliponarios. Os meliponarios urbanos devem ter maior atenção, devido à escassez de plantas melíferas, as abelhas menores devem ter atenção redobrada devido ao limite do raio de ação de 300 a 500 metros. O planejamento de jardins melíferos ajuda na oferta de alimento.
Deste modo, estas dicas são importantes para a manutenção e também na produção de alimentos para as abelhas melíferas.

Outras Notícias

RÁDIO WEB ENTREVISTA

Recebemos a professora Renata Pimentel do Departamento de Letras da UFRPE que entrevistou o músico Carlos Gomes. O ...

SEMEARTE

Hoje, ouviremos o Poeta Junior Vieira recitando de sua autoria "Conceito da vida ou a história de um doutor". O prog...