Dr. André Pimentel

QUE BICHO É ESSE?

O Programa vai ao ar às 7h, com reprise às 19h.

ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO; FINALIDADES DE CRIAÇÃO

ALIMENTAÇÃO NATURAL:

PÓLEN é um alimento completo e valioso da natureza, que além de garantir todos os aminoácidos essenciais ao organismo humano, também é rico em oligoelementos minerais, fibras, hormônios vegetais e vitaminas. Formado por 10% a 35% de material proteico e 30% a 40% de açúcares (glicose, frutose e dextrina), os quais são rapidamente absorvidos pelo organismo sem esforços. O Pólen oferece ainda celulose, a fibra com estrutura química de carboidrato, que estimula o funcionamento intestinal.

Os principais aminoácidos encontrados em sua composição são principalmente arginina, histidina, isoleucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano, valina e prolina (o mais abundante). São observados também carboidratos (cerca de 29%) que são formados por açúcares reduzidos e quantidades insignificantes de glicose, frutose, rafinose e amido.

O corpo das abelhas é recoberto por finos pelos nos quais o pólen adere quando as abelhas visitam as flores. As abelhas, em seguida, varrem o pólen de seus corpos com o auxílio das pernas e os acondicionam em depressões localizadas nos fêmures das pernas posteriores que recebem o nome de corbículas. Posteriormente, o pólen coletado é estocado em células dos quadros e pela ação de enzimas presentes na saliva das abelhas este pólen estocado sofre algumas transformações e recebe o nome de “pão de abelhas”. Nas abelhas nativas o pólen é armazenado em potes de cera e ali são fermentados.

MEL é um produto natural obtido a partir do néctar das flores e de excreções da abelha. Além de ser um ótimo adoçante natural, este alimento é cheio de benefícios porque conta com ação antimicrobiana, capaz de impedir o crescimento ou destruir micro-organismos e assim proteger contra doenças.

O alimento também conta com ação antioxidante e prebiótica, esta última modifica o balanço da microbiana intestinal, estimulando o crescimento e/ou atividade de micro-organismos benéficos. Por ser rico em carboidratos e açúcar, ele é ótima fonte de energia.

O alimento também conta com potássio, magnésio, sódio, cálcio, fósforo, ferro, manganês, cobalto, cobre e alguns outros minerais. Entre estes nutrientes, o potássio é o que está mais presente e é interessante para o equilíbrio da pressão arterial.

O sabor, aroma e cor do alimento irão variar de acordo com as floradas, definidas a partir do tipo de flor que a abelha coleta o néctar para produzir este doce. Alguns benefícios podem ser mais fortes em determinados tipos do que em outros.

Em abelhas Apis mellifera o teor de água condiciona a qualidade inicial. A legislação admite um teor máximo de 21%: é uma porcentagem muito alta. Um mel de qualidade não deve ultrapassar 18%. Quanto mais alto é esse número, maior é o risco de fermentação. A quantidade de leveduras presentes no mel é igualmente um elemento determinante. Em abelhas nativas o teor de humidade aumenta possuindo altos teores de água na sua composição.

ÁGUA: Assim como outros animais precisam de água para suprir as necessidades de seu organismo, as abelhas, embora minúsculas também necessitam deste precioso líquido para viver. Uma colônia normal de abelhas, durante o período em que no ninho contenha muita cria (primavera/verão) e enquanto a entrada de néctar ainda é pequena, precisa de grande quantidade de água.

POR QUE ALIMENTAR ABELHAS?

No inverno, com a baixa florada, muitas vezes as abelhas precisam de uma suplementação alimentar, e você pode fazer um xarope para ajudar as abelhas no inverno, além disso podemos ter necessidade de alimentar também em enxames fracos.

ALIMENTAÇÃO ENERGÉTICA

Vários alimentos foram e são testados na alimentação no período chuvoso tais como: xarope de açúcar, mel, melaço, melado etc.

A alimentação energética mais fácil é:

· Água

· Açúcar

· E limão, se quiser e tiver.

A receita é simples você só vai precisar de água e açúcar. O açúcar pode ser cristal, mascavo, demerara ou refinado. Deve se misturar uma proporção de 1kg de açúcar para um litro d’água. Leve ao fogo e quando estiver começando a ferver acrescente metade de um limão e desligue o fogo. Sirva frio em bebedouros para as abelhas.

FINALIDADE DE CRIAÇÃO

CONSERVAÇÃO/PRESERVAÇÃO: Preservação das espécies nativas principalmente as que estão na lista de extinção.

COMERCIAL: Produção de mel, enxames, pólen, cera etc.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Utilização de enxames nativos em atividades de consciência ambiental e preservação.

Outras Notícias

EM SINTONIA COM A NATUREZA

É um programa realizado pelo Centro Sabiá em parceria com o Brasil de Fato. Vai ao ar, na Rádio Web Agroecologia, tod...

QUE BICHO É ESSE?

Esta semana, o Zootecnista André Pimentel fala sobre os cuidados pós período de chuvas. O Programa vai ao ar todos o...