J U R A

A Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA) ocorre entre os meses de abril e maio em diversas Universidades Federais, Estaduais, Particulares e Institutos de ensino por todo o país. O período foi definido para dialogar com o dia 17 de abril, no qual o MST denuncia a impunidade do massacre de Eldorado dos Carajás, ocorrido nessa mesma data, em 1996, resultando na morte de 19 trabalhadores Sem Terra.
Neste ano, a 6ª edição da JURA na UFRPE, ocorreu entre os dias 24 e 27 de abril de 2019 e foi organizada pelo Núcleo de Agroecologia e Campesinato (NAC) e pela coordenação de Licenciatura em Ciências Agrícolas (L.A), tendo como tema "NENHUM DIREITO A MENOS: TERRA, TRABALHO E PREVIDÊNCIA", com o objetivo de trazer o debate sobre a Questão Agrária e os direitos dos trabalhadores, ameaçados pela Reforma da Previdência.
A cerimônia de abertura teve início às 18h30 da quarta-feira com uma mística e na sequência uma mesa de debate sobre QUESTÃO AGRÁRIA E PREVIDÊNCIA, no Barracão em frente ao CEGOE.
Na quinta-feira, a programação teve início às 14h, no sindicato dos professores da UFRPE, com uma exposição fotográfica de Pablo Piabano e a mesa: DEFENCIVOS NATURAIS X AGROTÓXICOS. Na sequência, às 18h, no Barracão, ocorreu a mesa: VIOLÊNCIA E CONFLITOS NO CAMPO.
Na sexta-feira, às 14h, teve apresentação de trabalhos e relatos inscritos na jornada e a partir das 18h uma programação cultural no restaurante Quilombo Experimental.
No último dia, ocorreu a vivência de campo no Assentamento Ximendes em Barreiros.
Confira as fotos do evento abaixo.

Fotos

Outras Notícias

DICAS AGROECOLÓGICAS

Nesta semana, o Prof. Walter Santos fala sobre o Nim. O nim é uma planta de origem asiática, pertencente à famíli...

Programa Instrumental

Amanhã, na Rádio Web Agroecologia, a trilha sonora da franquia Star Wars, por John Williams. O programa vai ao ar ...