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Nutrição, saúde e qualidade de vida

O Dr. Fernando Lemos fala da importância de beber água para o corpo humano.

Você com certeza já ouviu que precisamos ingerir pelo menos dois litros de água diariamente, não é? Mas você sabia que a importância de beber água para o corpo vai muito além de matar a sede? Ela é essencial para que todas as funções do nosso organismo consigam ser realizadas adequadamente.

Segundo pesquisas, 1,5 litros é a quantidade mínima de água que o nosso corpo utiliza ao longo de 24 horas para a transpiração, urina, respiração e outras funções vitais. Por isso, em dias mais quentes ou durante a prática de exercícios físicos, quando transpiramos muito, é necessário ingerir cerca de quatro litros de água.

Nutricionistas utilizam um cálculo que pode ser seguido como parâmetro para saber quanto cada pessoa realmente precisa para ficar hidratada. O cálculo é o resultado da multiplicação do peso corporal por 30 ml. Por exemplo: uma pessoa de 60 kg x 30 ml = 1.800 ml, necessita de aproximadamente dois litros de água.

No entanto, muitas pessoas só bebem água no momento em que sentem sede. Só que isso significa que o corpo já está com uma quantidade inferior de água do que é necessário para funcionar corretamente, ou seja, já está começando um processo de desidratação. O corpo humano não tem capacidade de armazenar água suficiente por muito tempo, por isso é importante se reidratar com frequência, mesmo sem ter vontade.

Entenda a importância de beber água para o corpo:

Como já comentamos, a água é essencial para o funcionamento correto do nosso organismo. Ela representa cerca de 70% do corpo de um adulto e está presente nos nossos músculos, órgãos, sangue entre outros. A falta de água pode causar tontura, pressão baixa, dor de cabeça, fadiga e, após períodos prolongados, até a morte. Abaixo, mostramos cinco razões que explicam a importância de beber água para o corpo:

1 – Regula a temperatura corporal: o corpo usa água para manter a temperatura corporal em 35,6ºC. Por isso durante exercícios físicos ou quando se está quente é necessário mais água, já que o corpo irá necessitar de mais do líquido para conseguir manter a temperatura do corpo estável.

2 – Absorção e transporte de nutrientes: a água ajuda no transporte de substâncias e nutrientes ingeridos para todas as regiões do corpo através da corrente sanguínea. Ela também auxilia na absorção de diversos tipos de nutrientes.

3 – Solvente e redução de toxinas: a água é utilizada em processos de excreção e de redução de toxinas através do suor e urina, e de limpeza do sangue.

4 – Revitalização das células: a água promove a revitalização das células através de um processo de hidratação. Isso faz com que a pele fique mais bonita e descame menos.

5 – Evita mudanças de humor: pesquisas recentes mostram que uma leve desidratação já é capaz de afetar o humor de uma pessoa. Além disso, a dor de cabeça decorrente de falta de água também é responsável por mudanças de humor.

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