Agroecologia e Cidadania

A cerimônia de encerramento do "Projeto de Formação Agroecológica e cidadã de jovens agricultores familiares de Pernambuco" ocorreu no Salão Nobre da UFRPE no dia 23 de novembro.
O Projeto foi elaborado e desenvolvido pelo Prof. Jorge Tavares da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, do Núcleo de Agroecologia e Campesinato (NAC), em parceria com o Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá, com a Pastoral da Juventude Rural – PJR e com a Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco – Fetape.
Seguindo a metodologia jovem a jovem, o projeto foi dividido em tempo escola, onde os 60 jovens formadores da zona da mata e do sertão pernambucanos participaram de atividades como módulos de formação, encontros regionais e intercâmbios e em tempo comunidade, onde estes jovens desenvolveram projetos produtivos ou não produtivos para a capacitação em agroecologia em suas comunidades com grupos de jovens de base. Estes foram baseados nos princípios da agroecologia e cidadania para o fortalecimento dos movimentos de jovens das organizações envolvidas, comissão de jovens multiplicadores de agroecologia (Centro Sabiá), grupos de produção e resistência (PJR) e grupos de jovens dos sindicatos dos trabalhadores rurais (Fetape).
A gestão do projeto foi participativa e foi feita por um grupo gestor composto de representações de cada organização parceira e de uma equipe de apoio pedagógico de quatro estudantes de Licenciatura em Ciências Agrícolas da UFRPE.
Com mais de 5000 mil horas de capacitação e mais 1400 jovens envolvidos de 83 comunidades rurais do estado, o projeto está com a oficina de encerramento marcada para o dia 23 de novembro as 15h no Salão Nobre da UFRPE e todos estão convidados para prestigiar esse grupo que trabalhou intensamente nesse período.

Fotos

Outras Notícias

DICAS AGROECOLÓGICAS

Hoje, o prof. Walter dá continuidade à série sobre defensivos naturais, ensinando como produzir e aplicar o extrato d...

QUE BICHO É ESSE?

CARACTERÍSTICAS GERAIS DAS ABELHAS, E DIFERENÇAS ENTRE ABELHAS NATIVAS E EXÓTICA Por André Pimentel As abelhas ...