O programa Sustentáculo vai ao ar às 11 h, com reprise às 23 h.

Espécie humana põe em risco uma nova era geológica

O professor José Eli da Veiga avalia que a espécie humana coloca em risco a continuidade do funcionamento de muitos dos sistemas biogeoquímicos, que permitiram que a Terra e a vida coevoluíssem por todo esse tempo. “O Antropoceno se contrapõe ao Holoceno, que durou cerca de 11 mil anos, e que permitiu o processo civilizador na Terra”, analisa o colunista.

Como a espécie humana vem comprometendo a integridade da biota terrestre, é preciso que se pense numa nova classificação do tempo geológico.

No encontro ocorrido no Instituto de Estudos Avançados (IEA), na última terça-feira, verificou-se a importância do tema para todas as áreas do conhecimento, mas a conversa se concentrou no que se refere ao debate científico.

O professor lembra que os interessados no tema podem acessar o site do IEA para terem acesso à conversa na íntegra. “Trata-se de um assunto que ainda renderá muito nos próximos anos”, afirma o colunista. O encontro Conversando sobre o Antropoceno foi coordenado por Eli da Veiga e contou com a participação da geoquímica Sonia Maria Barros de Oliveira, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, e do jornalista Reinaldo José Lopes, editor de Ciência do jornal Folha de S. Paulo.

Ouça a coluna na íntegra.

Outras Notícias

I Seminário Sobre Criação Animal de Base Agroecológica do Nordeste

As inscrições estão abertas e vão de 11/10 a 19/11. Você pode se inscrever gratuitamente em goo.gl/forms/RsCP841JIx...

Os Demônios da Garoa agitam as tardes da Rádio Web Agroecologia

O programa Na Raiz do Samba dessa semana, traz o conjunto Demônios da Garoa para balançar com muito samba, as tardes ...