Feira Agroecológica de Camaragibe

Os moradores de Camaragibe ganharam uma oportunidade de ter acesso a produtos alimentares mais saudáveis. Na manhã deste sábado (07), foi realizada a Feira Agroecológica do município após cinco meses de experimento. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

De acordo com o prefeito do município, Meira, a feira reforça a política da gestão em facilitar o acesso mais rápido da população aos alimentos orgânicos. “Está dentro da nossa política incentivar a agricultura familiar e a política agrícola, e como consequência estimular a prática da alimentação saudável”, ressalta Meira.

A Feira Ecológica ocorre todos os sábados, das 5h às 11h, no Parque Camaragibe. Produtores agro-familiares de municípios próximos são os responsáveis em comercializar as iguarias orgânicas, que estão distribuídos em 10 barracas. A agricultora Edite da Silva, 62 anos, destaca a importância da feira para esses trabalhadores. “É uma oportunidade que ganhamos para comercializar os nossos produtos. Antes, as nossas produções eram vendidas para outros comerciantes, o que não gerava bons lucros. Agora, a prefeitura cedeu esse espaço para nos ajudar e garantir uma opção de alimentos saudáveis para a população”, comenta a produtora do assentamento Chico Mendes III, localizado no município de São Lourenço da Mata.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luciano Goes, a feira representa um canal entre produtor e consumidor. “Esse evento promove um espaço de convivência democrático que dá acesso aos produtos agroecológicos que são feitos diretamente dos produtores locais e da região”, reforça Luciano.

A operadora de telemarketing, Amanda Ferreira, 26 anos, aproveitou que estava caminhando no parque para fazer umas compras. “Muito legal essa iniciativa. Adoro produtos orgânicos e agora vou poder comprar com mais frequência, já que antes não era tão acessível esse tipo de mercadoria”, comenta Amanda, que levou para casa maxixe do Pará e algumas hortaliças.

Além do prefeito de Camaragibe e do secretário de Desenvolvimento Econômicos, também marcaram presença o deputado estadual Aluísio Lessa (PSB), a pró-reitora da UFRPE Ana Virgínia e o representante do Assentamento Chico Mendes III, Edivaldo Holanda. E a animação ficou por conta do Trio Santana, que colocou as pessoas para dançarem ao som de muito forró pé de serra.

Outras Notícias

Segundo aniversário do Mercado da Vida

Ontem, a cidade de Bonito comemorou o segundo aniversário do primeiro mercado público para comercialização de produto...

Bacharelado em agroecologia, campesinato e educação popular

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) anunciou seu novo curso de graduação: o "Bacharelado em agroecolog...